As cinco etapas para (pré) alfabetizar seus filhos em casa: Conheça as vantagens da pré alfabetização e aprenda como fazer!

Sabemos que o período que antecede a alfabetização é crucial para uma aprendizagem bem sucedida do futuro leitor hábil. Hoje escrevo uma reflexão sobre os benefícios  para você que tem filhos entre 3 e 6 anos que deseja auxiliar com sabedoria o processo de pré-alfabetização dos seus filhos.

Já parou pra pensar:

O que faz com que seu filho decore o nome de todos os jogadores do time dele, saiba todas as falas dos personagens do filme preferido ou conheça todos os detalhes do jogo de vídeo game que ele gosta, mas… quando o assunto é escola, leitura e  aprendizagem parece que ele não consegue absorver?

Curioso, não é?

A resposta está justamente na idade em que ele foi exposto àquela habilidade, na época em que ele começou a assistir TV e seu cérebro começou a ser estimulado para aquele tipo de aprendizagem, ou quando ele jogou os primeiros joguinhos no celular e seu funcionamento cerebral começou a fluir nessa direção…

Sabia que você pode estimular também habilidades cognitivas desde cedo e ter o mesmo retorno na leitura e na escrita? Uma sementinha que vai sendo aprimorada e rende frutos de sucesso na vida escolar e profissional dos seus filhos.

Calma, eu posso explicar:

Quem lê bem, conhece melhor sobre a vida, sobre o mundo, sobre a sociedade. Quanto antes você possibilitar essa habilidade a seu filho, mais condições ele terá de explorar o mundo que o cerca de forma crítica, clara e competente.

Como mãe, essa é uma das minhas preocupações: Apresentar o mundo para minha filha. E não há maneira melhor do que estimulando-a a conhecer pelos seus próprios olhos.

Mas esse não é o papel da escola quando estiver na idade indicada?

Essa resposta é dada por especialistas do mundo inteiro que tem desenvolvido pesquisas e projetos para compreender as estruturas cerebrais e os resultados da estimulação precoce.

É incontestável a capacidade infantil de aprender, armazenar e construir hipóteses; e mais relevante ainda é a relação da aprendizagem precoce com o sucesso acadêmico futuro.

Isso porque…

Nosso cérebro nunca está pronto, ele se molda constantemente. Prova disso é a nossa capacidade infinita de aprender e se adaptar a novos contextos durante a vida – é claro que quanto mais idade, mais dificuldade também, o processo é mais lento.

O inverso também é verdadeiro, quanto menos idade, maior é facilidade e a absorção dos estímulos externos. Pensando nisso, melhor que esses estímulos sejam de qualidade e adequados.

Muito antes de entrar na fase da alfabetização escolar, as experiências sensoriais e cognitivas são mais profundas e significativas, pois as crianças estão muito mais sensíveis e atentas ao mundo que as cerca.

Os estímulos cognitivos por volta de 3 a 4 anos de idade desempenham um papel fundamental para a formação das capacidades cerebrais e abrem uma porta para o desenvolvimento das habilidades mentais em todas as fases da vida.

Essa base já é utilizada por especialistas no ensino de línguas e instrumentos musicais por exemplo. E hoje, já temos dados suficientemente comprovados para sua aplicação na alfabetização infantil.

Benefícios a curto, médio e longo prazo

Há uma ligação direta entre as primeiras experiências positivas com a leitura e escrita na primeira infância e as habilidades acadêmicas no histórico escolar e profissional.

Os primeiros anos de vida do seu filho são de grande importância para o desenvolvimento cognitivo e intelectual. Especialistas garantem que nos primeiros 3 anos de vida o cérebro cria dois bilhões de ligações neuronais por segundo. Isso mesmo! O cérebro infantil é em média 250% mais ativo do que de um adulto.

Mas ele é só uma criança…

É justamente na primeira infância que o seu filho desenvolve as habilidades mentais que ele vai aprimorar e especializar no decorrer do seu crescimento e aprendizagem.

Acontece que essas habilidades não são natas, não se desenvolvem sozinhas e não são naturais. A boa noticia é que essas habilidades são aprendidas através dos estímulos externos, da interação e da experimentação por meio dos sentidos.

Sendo assim, você pode ter um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem futura do seu filho.

Certamente, crianças precocemente alfabetizadas tem maior facilidade em absorver e compreender conteúdos escolares, desenvolvem a criatividade, a memória e o raciocínio lógico, mantem o interesse e a curiosidade pela leitura e conseguem aprimorar a escrita e o vocabulário, como também desenvolvem diferentes formas de expressão.

As vezes a escola falha…

Infelizmente nosso sistema de educação forma grande parte de leitores analfabetos funcionais, crianças e mais crianças que aprendem a ler e escrever, passam de ano na escola, mas não são capazes de ler e compreender um texto de forma crítica, argumentar e fundamentar suas opiniões, construir visões de mundo e ser alguém capaz de agir e modificar a sociedade onde vive.

Portanto, saiba claramente que uma das habilidades mais importantes da vida do seu filho é: LER

O desenvolvimento infantil não pode esperar

Você vai arriscar esperar e ver até onde a escola alcança? E se não chegar nas suas expectativas? Não é possível voltar no tempo e ter a disposição os bilhões de sinapses que seu filho tinha com 3 anos de idade.

Habilidades mentais pobres de conteúdo reduzem as oportunidades na escola e na vida, além do que vivemos numa sociedade extremamente competitiva que exige habilidades cognitivas e sociais dos profissionais que querem sucesso na vida.

O que a Ciência diz sobre isso?

Os estudos recentes em várias partes do mundo, principalmente Estados Unidos, Austrália e Canadá confirmam que quando as crianças chegam ao processo de alfabetização escolar já com um fundamento sólido construído a partir dos 3 anos de idade, elas tem grandes chances de continuar alcançando o sucesso com destaque, aprendendo e aprofundando suas habilidades. São crianças que raramente encontrarão dificuldades na vida escolar, seja nos níveis fundamental, médio ou superior.

Parece interessante?

Se o desenvolvimento cognitivo do seu filho é um ponto com o qual você se preocupa e busca formas de estimular com qualidade, sugiro que você conheça o método de ensino para pais, do professor Carlos Nadalim. Ele mostra passo a passo como estimular a aprendizagem da leitura e da escrita, com benefícios em todas os aspectos do desenvolvimento cognitivo.

Sobre isso, o ilustre Prof. Olavo de Carvalho referencia:

“Como eu digo,  Carlos Nadalim faz mais pela educação brasileira do que todos os iluminados do MEC juntos.”

“Qualquer pessoa pode alfabetizar bem uma criança, e o Carlos ensina como fazer isso da melhor maneira possível.”

Dica de ouro!

As 5 Etapas para (Pré) Alfabetizar seus Filhos em Casa – O Guia Definitivo

A essência do método eficaz de alfabetização criado pelo prof. Carlos Nadalim, ao longo de cinco anos de pesquisas. Repleto de exercícios divertidíssimos, que, além de ensinarem, aproximam pais e filhos, esse e-book auxiliará você a iniciar, em sua casa, a pré-alfabetização de seus filhos. É gratuito, e seus resultados não tem preço.

 

Clique aqui para Baixar

5 etapas para alfabetizar seus filhos em casa
5 etapas para alfabetizar seus filhos em casa

 

5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa – O Guia Definitivo A essência do método eficaz de alfabetização criado pelo prof. Carlos Nadalim, ao longo de cinco anos de pesquisas. Repleto de exercícios divertidíssimos, que, além de ensinarem, aproximam pais e filhos, nosso e-book auxiliará você a iniciar, em sua casa, a pré-alfabetização de seus filhos

Além disso…

Convido você agora para assistir a 6º Jornada da Alfabetização, um evento online, que acontece de 26 de setembro a 7 de outubro de 2016. É uma série de 3 vídeos com dicas práticas pra você aplicar com seus filhos hoje mesmo.

como alfabetizar os filhos em casa
como alfabetizar os filhos em casa

 

Ainda dá tempo! Durante a  6º Jornada, o Professor Carlos Nadalim fala sobre como você poderá (pré) alfabetizar seus filhos em casa de forma simples, rápida e divertida

Você ainda tem dúvidas?

Assista alguns depoimentos de mães do Brasil inteiro que toparam o desafio e alcançaram grandes objetivos com os filhos. Elas não são pedagogas e não tem formação acadêmica, além disso são mães, profissionais, mulheres que assim como você querem o melhor (mas não tem tempo sobrando). Elas seguiram o passo a passo e já colhem os frutos de uma conquista que também é delas, com o que cada uma tem de mais precioso: A relação com seus filhos.

CLIQUE AQUI e cadastre-se para participar da 6ª Jornada da Alfabetização em Casa

Resumo links que eu recomendo:

5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa – O Guia Definitivo A essência do método eficaz de alfabetização criado pelo prof. Carlos Nadalim, ao longo de cinco anos de pesquisas. Repleto de exercícios divertidíssimos, que, além de ensinarem, aproximam pais e filhos, nosso e-book auxiliará você a iniciar, em sua casa, a pré-alfabetização de seus filhos

Alfabetizar o filho aos 4 anos é prejudicial?  (leitura obrigatória)

Entrevista com Gisele(ela alfabetizou sua filha em 4 meses)

 [Artigo] Uma das habilidades mais importantes da vida do seu filho é: LER

 

 

 

Participe da Discussão!

engajamentos

Deixe uma resposta