Ensine seu filho a buscar saúde! – Dicas de Nutrição Infantil

 Por Duane Bollmann – Nutricionista CRN 3297

 

    Mães, vamos ser realistas, crianças aprendem o que lhes é ensinado, crianças imitam e precisam diariamente de estímulo e novidades. Se você não fizer isso, porque ele fará?

    De forma absolutamente natural e pensando sempre no que é melhor para o seu filho, os pais acabam educando e orientando de forma equivocada, quando se trata de alimentação.

    Os alimentos estão presentes em todos os momentos da nossa vida, em um jantar romântico, no encontro com os amigos, ao rever os parentes, nas comemorações e despedidas, ou seja, a alimentação está diretamente relacionada com as nossas emoções e por isso é tão difícil para os pais, negar ou estimular o consumo de bons alimentos, quando ELES mesmos não sentem prazer em consumir!

    Existem três atos comuns que, talvez você se identifique:

1 – Você permite que o seu filho coma o que tem vontade. (Com pena ou preocupação por ele não aceitar outros alimentos); 

2 – Você permite que o seu filho coma o que tem vontade, mas vive fazendo chantagens. (Você só ganhará o chocolate SE comer toda a salada); 

3 – Você não permite que o seu filho coma besteira, mas você come. (Dando o mau exemplo).

    Dar “tudo” para agradar, nem sempre é a melhor opção, uma vez que a intenção é preparar o seu filho à enfrentar um mundo de dificuldades. Procure evitar enquanto você está no controle, é normal o seu filho ter contato com outros alimentos quando estiver na escola, mas deixe ele descobrir e oriente da forma correta em casa, ele lembrará dos seus ensinamentos e do seu exemplo.

    É difícil pensar ou julgar um ato maternal, nós nutricionistas, buscamos orientar os pais quanto à importância da alimentação para o futuro dos seus filhos, para o desenvolvimento e para a prevenção de doenças. Agradar faz parte, o dia da recompensa também, mas para tudo existe limite e hora certa.

    Existe casos de crianças com 3 anos de idade “viciadas” em chocolate. Na verdade eu ainda não esbarrei com nenhuma fazendo compras SOZINHA no mercado.

    Pais, vocês são responsáveis por seus filhos até que eles mesmo comecem a escolher os seus próprios alimentos. Dê o exemplo e naturalmente ele estará seguindo você. Busque receitas saudáveis e envolva o seu filho no preparo dos alimentos, ele criará hábitos saudáveis desde a infância e certamente que não precisará enfrentar problemas de saúde ou com o excesso de peso.

Contribuição: Nutricionista Duane Bollmann | CRN 3297 – (47) 9971-9710  [email protected]

*** Você já conhece nosso novo E-book: Como entender e modificar o comportamento do seu filho? Aqui você escontra todas as informações sobre conteúdo, dúvidas, benefícios e materiais complementares..     Clique >>> http://bit.ly/1nEMkpb

 

Participe da Discussão!

engajamentos