3 passos para fortalecer o vínculo familiar!

A afetividade é um fator fundamental para criar e manter o vínculo familiar. Estar num ambiente afetivo e acolhedor nos torna nas seguros, mais motivados e felizes.

Para algumas pessoas, manter a família unida é uma tarefa fácil e prazerosa. Geralmente conseguem envolver todos os membros e interagem de forma tranquila.

Já para outras pessoas, esse pode ser um grande desafio!   Um ponto difícil a ser alcançado, repleto de dúvidas sobre o que deve-se fazer, refazer e repensar.

Para alcançar essa meta, é preciso adotar alguns hábitos que podem ser incorporados aos poucos na rotina familiar e trazem benefícios a curto e longo prazo.

Respeitar um ao outro!

Quando há respeito, sempre haverá um lar feliz. 

O respeito é a base para que se haja um bom convívio familiar. Não são somente os filhos que devem tratar seus pais de forma respeitosa, antes de tudo, os pais devem tratá-los da mesma maneira, afinal, são o maior exemplo para que os filhos sigam.

Todos passam por dias ruins, inclusive a criança. Momentos tristes e felizes fazem parte da nossa vida, portanto são nessas horas que devemos demonstrar amor e aceitação para com o próximo. Respeitar seus sentimentos e tempo de cada um.

Um por favor, com licença e obrigado são palavras indispensáveis no cotidiano familiar. É a partir desses pequenos passos, que você ensina seu filho grandes valores. Valores estes que ele levará para a vida toda.

Ajudar um ao outro!

Pai e mãe devem estar em constante sintonia. Quando há uma parceria entre os integrantes que habitam a mesma casa, o vínculo familiar só tente a crescer.

Transparecer confiança, apoiando-se em momentos difíceis, mantendo sempre pensamentos positivos para o próximo, contribui para que a felicidade esteja sempre presente, apesar das dificuldades.

O elogio é um bom ponto a ser destacado. Quando elogiada, a pessoa se torna mais autoconfiante, acreditando que tem a capacidade de concluir o que deseja e o que é necessário.

Pais e mães incentivarem-se quanto a disciplina dos filhos é indispensável! Muitas das vezes parece ser difícil, trabalhoso e cansativo, mas quando o lar é mantido com apoio mútuo, as dificuldades da vida ficam muito mais fáceis de serem resolvidas.

Além da ajuda na questão emocional, na prática ela também deve ocorrer.

Pai e mãe devem ajudar seus filhos em seus trabalhos escolares, em suas dificuldades próprias da idade e dúvidas que se apresentam no decorrer da vida dos pequenos. Eles, adolescentes ou ainda crianças, precisam de ajudas confiáveis, dos quais os pais são os maiores e melhores exemplos.

Além disso, os filhos também podem ajudar em casa. Claro, que tudo de acordo com a sua determinada idade. Por exemplo, guardar o brinquedo após o uso, colocar a mesa para o jantar, levar a roupa suja para o cesto… Pontos simples, mas que já colaboram com os pais e com o lar, além de estimular a autonomia, a responsabilidade e a autoestima das crianças.
Ouvir mais um ao outro

Para se obter um apoio mútuo, o bom relacionamento familiar deve-se ao ato de ouvir mais o que o outro tem a dizer em palavras e sentimentos. Na medida em que todos os membros se escutam e se valorizam, aumenta o valor de todos, o respeito e o vínculo.

Quem não gosta de ser ouvido? De se sentir acolhido e saber que seu problema importa para os outros ou que eles gostam de ouvir suas conquistas e dificuldades?

A partir do momento em que reserva-se um espaço para ouvir, dialogar e compreender quem esta ao seu lado, é muito mais fácil de encontrar uma solução.

Crianças nem sempre conseguem decifrar o que sentem. Dizer que “isso não foi nada”, “já vai passar”, é a comum tendência que temos de negar o sentimento infantil. As crianças precisam de apoio, compreensão, e de alguém que esteja ao seu lado para ajudá-la a entender o que se passa.

Já que há uma relação direta entre o sentimento e o comportamento das crianças, quando conseguimos uma boa conexão com nossos filhos, eles se sentem bem e se comportam melhor.

Portanto, a parceria entre pai, mãe, e filho é a melhor maneira para se criar um lar repleto de energias positivas, com uma família unida capaz de superar suas dificuldades e se erguer novamente para vida.

Viva, e compartilhe! Você verá que tudo se torna mais leve e fácil quando você tem a presença de alguém de confiança ao seu lado. O respeito e a ajuda mútua, quando presente, fortalece cada vez mais o vínculo familiar, que consequentemente, torna a família mais feliz e unida.

Participe da Discussão!

engajamentos