Os líderes do amanhã: seis habilidades para ensinar ao seu filho sobre liderança

Ser um líder e desenvolver habilidades de liderança é uma aprendizagem. Ser líder não significa necessariamente estar numa posição aonde você diz aos outros o que fazer. Conduzir a si mesmo – em primeiro lugar – é o maior desafio.

As características de liderança podem ser percebidas e estimuladas desde muito cedo. Se você observar um grupo de crianças na escola, desde a educação infantil, logo vai perceber que algumas tomam a frente e influenciam as demais com facilidade, empatia e naturalidade.

A pergunta que você deve fazer é: Quero que meu filho seja um líder, capaz de ter suas próprias convicções e busque a realização dos seus ideais? Se sua resposta for “sim”, comece agora! Você pode ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais e emocionais desde muito pequeno para que ao longo do seu desenvolvimento ele consiga tomar decisões coerentes, analisar situações da vida e planejar o futuro.

Essas habilidades de liderança vão promover a confiança, a autoestima e a independência, não somente a longo prazo, mas principalmente no aqui e agora: tarefas escolares, persistência nos esportes, motivação para aprendizagem, companheirismo e espírito de equipe, motivação e envolvimento.

Ensinar o seu filho a ser um líder desde cedo, vai garantir que ele mantenha os valores familiares, a ética e a responsabilidade sobre seus atos, principalmente na época da adolescência, onde as pressões e a identificação com os amigos aumentam, muitas vezes influenciando-os de forma negativa.

Você, como pai ou mãe – é a melhor pessoa que pode fornecer ferramentas para que seu filho se torne alguém justo, ético, proativo e responsável. Alguém com opinião, argumentos e clareza nas decisões. Alguém empreendedor, realizado e feliz.

Com a sua orientação, ele vai aprender a se comincar de forma eficaz, usar estratégias, lidar com situações complicadas, não ser influenciável, e planejar tudo com antecedência. Tudo isso faz parte da liderança.

1.    Autoconfiança – Esta é uma das habilidades mais importantes para um futuro líder. A autoconfiança não pode ser mostrada, ela precisa ser experimentada. As crianças aprendem a ter autoconfiança através das oportunidades de fazer, criar, moldar, tentar…. Matricular seus filhos em atividades extracurriculares, como esportes de equipe ou individuais, atividades artísticas e culturais são ótimas maneiras de desenvolver e estimular a autoconfiança.

2.    A tomada de decisão – Bons líderes têm que ser capazes de tomar boas decisões. Dar a seu filho a oportunidade de tomar decisões por si mesmo é muito importante. Isso não significa deixá-los decidir sobre responsabilidades que não são adequadas à idade. Comece com pequenas decisões, dentro de uma seleção prévia, como deixar seu filho escolher suas roupas entre 2 ou 3 opções selecionadas por você. Aos poucos você pode ir incorporando a participação das crianças nas decisões cotidianas e aproveite para ensinar sobre responsabilidade e consequências.

3.    Resolução de problemas – A resolução de problemas é outra habilidade importante para os bons líderes. No dia a dia podemos criar muitas oportunidades para as crianças aprenderem sobre a resolução de problemas. Não dê respostas prontas. Ouça as hipóteses, participe da descoberta, valorize as opiniões e incentive a criatividade na resolução dos problemas cotidianos.  Atividades extras, como xadrez ou instrumentos musicais têm excelentes resultados.

4.    Trabalho em equipe – As crianças precisam aprender a trabalhar bem com os outros, partilhar atividades e responsabilidades. Mesmo nas pequenas coisas do dia a dia, como arrumar ou recolher a mesa do jantar, podem ser ótimas dicas para exercitam esta habilidade, atribuindo papéis e funções no grupo familiar.  A parceria é o caminho do sucesso.

5.    Habilidade financeira – Ser capaz de gerenciar o dinheiro, em um nível pessoal ou corporativo de negócios é importante se você quer que seu filho seja um bom líder – algum dia.  A melhor maneira de ensinar seu filho é compartilhar informações sobre o orçamento doméstico, planejamento mensal, gastos extras, valores e decisão sobre gastar e poupar, para que ele aprenda o valor do dinheiro e saiba como utilizar os recursos da melhor maneira.

6.    Envolvimento e motivação – Envolvimento e motivação são habilidades importantes para os futuros líderes. Incentivar essas características em seu filho pode ajudá-los a prosseguir e desenvolver os seus interesses quando eles são ainda pequenos, estimulando a persistência e o empenho, mesmo quando aparecem obstáculos.

Criar filhos não é uma ciência exata, como todos os pais sabem. Não é como cozinhar – você não pode simplesmente adicionar um pouco disso, um pouco daquilo, e pronto! Você tem um futuro líder. Você pode, no entanto, tentar incentivar certas características, habilidades e valores.  Essas dicas podem não ser uma fórmula exata para o sucesso, mas vai dar ao seu filho uma chance de crescer, sonhar e realizar tudo o que estiver em seu coração.

*** Quer saber mais sobre comportamento e desenvolvimento infantil?

Clique aqui >> http://bit.ly/1nEMkpb   e conheça mais sobre o Ebook: Como entender e modificar o comportamento do seu filho: um guia sobre comunicação e relacionamento entre pais e filhos.

Participe da Discussão!

engajamentos