Presentes criativos para as crianças, que não são brinquedos!

Quantas e quantas vezes tropeçamos em pilhas de brinquedos espalhados pela casa… Ouvimos um “mãe eu quero isso”, “mãe, agora eu quero aquilo”… E depois de tantos pedidos, algumas das vezes nos rendemos e acabamos indo às compras…

O mais difícil disso tudo, é que nós pais temos a consciência do quanto os brinquedos de hoje pesam em nosso bolso, e por fim, acabam espalhados pela casa e deixados de lado por nossos filhos.

Presentes são coisas boas sim! Mas saiba que o excesso, de qualquer coisa que seja, não é bom.

Uma ótima maneira de mudar isso, em qualquer data momento, não sendo necessáriamente numa data comemorativa, é substituir alguns presentes por “não-brinquedos”.

Li um artigo muito interessante, no qual nos dá dicas de substituição de presentes para as crianças. Gostaria muito de compartilhá-lo com você:

-Cursos: Música, dança, desenho… Aulas são uma boa forma de encorajar as crianças em seus interesses e de mostrá-las que você presta atenção a elas e ao que gostam.

-Eventos: Entradas de cinema, shows, teatro ou eventos esportivos são realmente empolgantes!

-Atividades: Boliche, pista de patinação, paintball, rappel. As atividades em grupo são muito divertidas! Uma grande parte da diversão é a de ir todos juntos. Crianças amam passar seu tempo com adultos. Elas querem e gostam de ver os mais velhos curtindo seu tempo e curtindo elas também.

-Receitas e ingredientes: As crianças geralmente adoram cozinhar com os pais. O momento de cozinhar algo especial ou preparar o jantar é ideal para passar juntos e adquirir novas habilidades para a vida. Imprima uma receita, compre todos os ingredientes e defina uma data para cozinharem juntos. Será muito divertido!

-Dias para fazer artesanato: Algumas crianças adoram fazer artesanato. Raramente os adultos se dão conta disso, mas encontros podem significar muito para os pequenos criativos. Tenha uma cesta de materiais de artesanato e pegue um livro de inspiração para criarem juntos. Adicione de vez em quando algo divertido que as crianças ainda não usaram. Suprimentos de artes fazem a imaginação florescer, e as crianças vão ficar loucas para começar a trabalhar!

-Cupons: Um envelope com “cupons de benefícios” para eles usarem a qualquer momento. Por exemplo: “noite de filme e pipoca (você escolhe o filme!)”, “jogo de cartas” ou “uma partida de futebol” (qualquer que seja o interesse da criança), “sentar e ler um livro comigo”,“ficar acordado até meia hora depois da hora de ir de dormir”, etc.

-Vale-presentes em um restaurante: Jantar, sorvete, café, cupcake… O que satisfazer a fantasia deles! Dê-lhes a liberdade de convidar quem quiserem: pode ser mãe ou pai, um avô, uma tia, um amiguinho.

-Brincar de se fantasiar: Alguns vestidos, chapéis e panos coloridos podem fazê-los brincar por horas e horas.

-Livros: Que tal encontrar livros que possam ler juntos, daqueles que agradam adultos e crianças? Além de se adquirir conhecimento, adquire-se também um aumento no vínculo entre pai e filho.

-Equipamentos para atividades ao ar livre: Se a sua família que gosta de atividades ao ar livre, dar às crianças, por exemplo, a sua própria vara de pescar pode ser um grande negócio. Elas vão adorar ter suas próprias ferramentas para fazerem algo juntos.

-Aprender a ler as horas: Muitas crianças nos dias de hoje não sabem ler relógios analógicos, ou demoram muito tempo para isso, então procuram um relógio digital. Dar um relógio legal faz com que elas queiram saber ler as horas nele.

-Jogos e quebra-cabeças: Jogos e quebra-cabeças são ótimas atividades para quando as crianças precisam ficar dentro de casa. São boas práticas para exercitar momentos de silêncio, individuais, e um quebra-cabeça para se sentar e trabalhar por si só ajuda o desenvolvimento do cérebro e estimula a capacidade de resolução de problemas. Jogos ensinam muito!

-Calendário: Muitas crianças gostam de saber o que está acontecendo, que dia é, quantos dias faltam até tal coisa… Estas crianças são aquelas que querem saber qual é o plano para o dia, a ordem em que as coisas vão acontecer, qual a data em que devem esperar pela visita dos amigos, etc. Abrace a agendinha interna deles e leve-os ao seu próprio calendário. Eles podem anotar aulas, compromissos, dias de brincar, etc. E, se eles perguntarem sobre as datas, encaminhe-os ao calendário para que possam se acostumar a estar no controle da própria programação. Você pode até mesmo agendar “dias espontâneos”, para que eles saibam que algo diferente vai acontecer nesse dia. Acredite: isso irá ajudá-lo a desfrutar dos passeios espontâneos!

Todas essas dicas são ótimas escolhas para quem deseja presentear seus filhos, sobrinhos ou netos com algo simples, porém de grande valor emocional. Além do mais, é super divertido! Eles ficam na expectativa de conhecer algo novo, e gostam disso, ainda mais se tiverem a participação da família.

Você pode repensar em algumas situações, e mudar seus planos de comprar algo que é difícil para você, para apenas satisfazer a vontade da criança. O simples também agrada, e muitas das vezes é muito mais provedor de conhecimento do que algo que já vem pronto, com uma unica função e finalidade dada.

Artigo referencial: Excellent Gifts for Kids That Aren’t Even Toys

Participe da Discussão!

engajamentos