Uma das habilidades mais importantes da vida do seu Filho: Ler

Você sabia que os primeiros anos da criança são os mais importantes para o desenvolvimento intelectual do futuro adulto? A alfabetização se encaixa nesta fase.

A leitura é uma das habilidades mais importantes que se deve dominar para vencer na vida. Ela ajuda o seu filho a ter sucesso na escola, a construir a autoconfiança, e a desenvolver habilidades mentais para aprender.

Quanto antes você possibilitar essa habilidade a seu filho, mais condições ele terá de explorar o mundo que o cerca de forma crítica, clara e competente.

Crianças com fundamentos de leitura anteriores a idade escolar tem um desempenho muito superior quando entram na escola e com o passar dos anos.

Trata-se da oportunidade de ouro para o seu filho!

Aprender a ler é muito diferente de aprender a falar, e isso não acontece de uma só vez. Há uma constante progressão no desenvolvimento da capacidade de leitura ao longo do tempo. A melhor época para começar a estimular essas habilidades é na primeira infância, por volta dos 3 anos. Muito antes de entrar na fase da alfabetização escolar, as experiências sensoriais e cognitivas são mais profundas e significativas, pois as crianças estão muito mais sensíveis e atentas ao mundo que a cerca.

Os estímulos cognitivos nessa idade desempenham um papel fundamental para a formação das capacidades cerebrais e abrem uma porta para o desenvolvimento das habilidades mentais em todas as fases da vida.

Uma vez que uma criança é capaz de falar, eles podem começar a desenvolver habilidades básicas de leitura. As crianças muito pequenas têm uma curiosidade natural para aprender sobre tudo.

Elas são naturalmente interessadas para aprender sobre os sons produzidos pelas letras. Você provavelmente vai perceber que o seu filho gosta de olhar e manusear livros e principalmente de ouvir histórias.

Com que idade você pode começar a ensinar seus filhos a ler? Quando eles ainda são bebês? Aos 2 anos de idade, 3, 4 ou 5 anos de idade, ou esperar até que eles estão na escola?

Se você atrasar o desenvolvimento de habilidades de leitura até que seu filho esteja no ensino fundamental, você pode estar colocando-o em risco …

Infelizmente nosso sistema de educação forma grande parte de leitores analfabetos funcionais, crianças e mais crianças que aprendem a ler e escrever, passam de ano na escola, mas não são capazes de ler e compreender um texto de forma crítica, argumentar e fundamentar suas opiniões, construir visões de mundo e ser alguém capaz de agir e modificar a sociedade onde vive.

Certamente, crianças precocemente alfabetizadas tem maior facilidade em absorver e compreender conteúdos escolares, desenvolvem a criatividade, a memória e o raciocínio lógico, mantém o interesse e a curiosidade pela leitura e conseguem aprimorar a escrita e o vocabulário, como também desenvolvem diferentes formas de expressão.

A grande questão é: Como os pais podem melhor contribuir no processo de alfabetização dos seus filhos?

 

Group of children enjoying reading together
Aprender a ler é uma longa etapa, e pais comuns –  (sem formação pedagógica) podem contribuir muito já no período de pré-alfabetização durante a primeira infância estimulando as crianças com atividades lúdicas que tornam o processo leve e divertido.

Agora atenção: Ensinar seus filhos a ler não é ensinar letrinhas muito menos decorar palavras. Por isso recomendo fortemente a série gratuita de vídeos do prof. Carlos Nadalim:

As cinco etapas para (pré) alfabetizar seus filhos em casa

Conheça as vantagens da alfabetização precoce e aprenda como fazer. Na série, prof. Carlos explica as 5 etapas do processo e porque o método fônico é o melhor método para seus filhos aprenderem a ler.

Vale muito à pena!

Participe da Discussão!

engajamentos

Deixe uma resposta